segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Educar

.. é difícil.

Ando farta de estar sempre a ralhar, ora porque atira com tudo pelo ar, ora porque nos desafia e só quer andar aos saltos em cima do sofá/cama/bancos/cadeiras/you name it.

Tenho dias em que do primeiro ralhanço à palmada vão 30 segundos.

Não podemos continuar assim e a adulta sou eu, por isso sou eu que tenho de rever a minha postura. O meu piolho só tem 2 anos. Tem um desenvolvimento cognitivo e emocional acima da média [estou-me a borrifar para comentários do tipo "estás-te a armar" ou "isso é o que dizem todas"]. Tem vocabulário e discurso de uma criança de 3/4 anos e eu esqueço-me que, na realidade, ele só tem DOIS ANOS!

Sou eu que tenho de rever a minha postura e pensei muito sobre o assunto. Ele precisa de extravasar, de atirar com coisas, de desafiar, de desobedecer, de fazer birras, de pensar que manda... está na idade. Eu, decidi que, tirando as situações que o colocam em perigo, não há mais berros, ou sou eu que dou em doida.

Ele desarruma tudo? Paciência. No fim, tento convencê-lo a ajudar a arrumar.
Ele corre e salta e pula? Só lhe faz bem. É deixá-lo ir e esperar que corra tudo bem e ter sempre uma mãozinha a jeito.
Ele não quer comer isto, mas apetece-lhe aquilo? Há que ponderar. Eu também não me apetece todos os dias aquilo que me põem à frente. Não comer sopa para pedir batatas fritas 30 segundos depois é coisa para não resultar. Mas que mal tem se não lhe apetece mais sopa e me pede um pão com queijo!?
Ele tem a mão lampeira? Vai para o castigo em silêncio. No fim explico-lhe pela milionésima vez que não se bate/morde na mãe.
And so on, and so on...

É difícil educar, sobretudo quando se passa muito tempo a educar sozinha. Estou cansada, sinto-me cansada e já andava a dar em maluca com tanto stress à volta de coisas que afinal são simples e próprias da idade. Este cansaço extremo levou-me quase a tornar-me na mãe que não quero ser. O meu filho merece o melhor e é isso que eu lhe quero dar.

Nova fase, siga para bingo.

4 comentários:

Naná disse...

Ni, é mais ou menos isso que acabaste de descrever que se tem passado comigo nestes últimos 6 meses.
Educar não é fácil, temos que ir fazendo de acordo com o que nos diz o instinto.
Custa tanto dar uma palmada... mas por vezes tem mesmo que ser...

Marisa disse...

Educar não é fácil não, mas já é bom teres encontrado um meio termo. Eles levam-nos por vezes a loucura, mas com muita paciência tudo vai correr bem.

Bjinhos

Maria João disse...

Compreendo-te na perfeição. Então quando há um 2º filho é que a coisa se torna ainda mais dificil. Mas olha, é ter paciência, ir ponderando e tentar encontrar novas alternativas.

Tanita disse...

Ni,
Às vezes que também perco a paciência e páro para pensar, eles são ainda muito pequeninos, e sim têm de fazer disparates. Há dias em que me apetece bater-lhe, mas já adoptei a postura do deixa estar depois arrumo quando se for deitar porque não vale a pena. Ele desarruma os livros da estante todos mas só para os ver assim, porque se volto a pô-los no lugar, vai lá e atira tudo para o chão. Paciência. Ficam lá até ele ir para a cama. Também ando demasiadamente cansada para me enervar com estas coisas. E depois? tiro sempre 15/20 minutos só para brincar com ele.
Mas sim, educar é mesmo muito dificil e pelo menos a mim, ninguém me ensinou a ser mãe. Sou a melhor que sei e aprendo todos os dias a ser um bocadinho melhor. Hoje já aprendi contigo. Bj**