quinta-feira, 9 de junho de 2011

O piolho não diz palavras

O piolho fala. Aos 18 meses e uns pós, posso dizer que o meu filho fala. Conversa. É um trapalhão de primeira apanha a caminhar, esquece-se muitas vezes de olhar em frente, é distraído e isso já nos valeu uns valentes sustos e algumas nódoas negras e galitos. Mas a falar nunca vi igual. Senão, vejamos:

-"Filho, bom dia. 'Tá na hora de acordar"!
-"Oh não, oh não! Qué dumire. O menino tá dumire".

-"Qué chupetinha"
-"Não, filho. Agora é de dia, tu não precisas de chupetinha"
-"Xiiiiim. O menino pexija. O Xupéuai tem chupetinha"
-"Não tem não."
-"A pincesa êbilia [ervilha] tem chupetinha"
-"Não tem não.
-"A capachinho tem chupetinha"

-"Ó pá! Qué mais xixa"

-"Então, filho? Caíste?"
-"Ohh! Que gande tambuião. Mãe, a péna tá suja!"
[E lá tenho eu de ir sacudir a perna dele, como se estivesse a limpar]

-"Mãe, axuda! [a desencaixar uma peça de lego, a tirar uma tampa de uma garrafa/biberão, etc]
-"Tenta tu, filho. Puxa".
-"Oh! Conxegui!!!!!"

And so on, and so on, and so on... Não há nada que não diga. E quando não percebemos, dá a volta. Explica de outra maneira até nós entendermos. Quando finalmente o percebemos, fica inchado de orgulho! Pede palmas, parece uma foca!!! Ó pá, eu sei que isto para vocês é uma seca, mas este blog é dele também. E eu quero registar, eu preciso registar, tudo isto é tão rápido e eu não me quero esquecer.

3 comentários:

Naná disse...

Realmente, o M. fala mesmo bem. O F. já tem quase 2 anos e meio e só agora começou a dizer essas frases assim bem construídas... mas para andar, foi um ver-se-te-avias... aos 10 meses já se punha de pé e andava agarrado às mesas e cadeiras e aos 13 meses andou sozinho para nunca mais parar!
Realmente, não podemos ter a mesma bitola para as crianças...

Tânia ♥ O Nosso Mundo Perfeito ♥ disse...

Um verdadeiro espetaculo!

Adoro qdo são ainda tão minis e falam tão bem!

Ana - a side of me disse...

Continuo a dizer! Sou fã do teu filho! É a típica linguagem de bebés!! ADORO!