quarta-feira, 14 de julho de 2010

Gluten free o car(v)alhinho

Como já aqui disse, o meu piolho é alérgico ao gluten, essa parva dessa proteína presente em quase tudo o que é cereal... Não é nenhum drama, mas a vida das pessoas que têm de viver com isto poderia estar muito mais facilitada do que está. Passo a explicar:

Cada vez que vou às compras e procuro produtos sem gluten [e ainda só estamos na fase das bolachinhas e do pão, porque o garoto ainda não come massas e também não pede chocapick] perco horas a ler rótulos. Às vezes demoro uns bons 5 minutos até encontrar em letras micro-minorcas "contém/não contém gluten".

Depois encontro iogurtes [que ainda não começou a comer, mas vai começar em breve] com gluten, o que é uma coisa que me faz espécie porque não percebo o que é o que os iogurtes têm a ver com o trigo, o centeio, a cevada, enfim esses parvalhões desses cereais com espiga...

Vou a uma loja especializada, peço bolachas sem gluten e respondem-me que também têm leite especial para o meu filho... ai o car(v)alhinho... mas desde quando é que o leite tem a ver com o gluten??? Ou seja, se é alérgico ao gluten também vai ser à proteína do leite ou à lactose???? Mas que lógica tem isto???

Se cada vez há mais crianças a quem é diagnosticada a alergia ou intolerância ao gluten, não seria importante [= indispensável] criar legislação que obrigasse a que todos os rótulos fizessem referência bem visível à presença ou não de gluten na sua composição???? Sem deixar margem para dúvidas, sem obrigar as pessoas a ler o infinito rol de ingredientes que muitas vezes desconhecem??? Não era mais fácil ler, em letras bem gordas "CONTÉM/NÃO CONTÉM"? Ou generalizar aquilo que já se encontra numa minoria de produtos, o símbolo da espiga????
E os preços? Um pacote com cerca de 20 bolachas tipo-Maria... 2,80€, toma lá e não digas que vais daqui; 1 Kg de esparguete... 3,95€... dass, prostituta que deu à luz... E vá lá que se tiveres uma declaração médica a acompanhar as facturas, podes meter a despesa em IRS!! Hip-hip! Urra!

6 comentários:

Naná disse...

jazus...!

Agridoce disse...

Não deve ser nada fácil! Espero que com o tempo isso melhore ;)

Marta Mourão disse...

Apoiadíssimo!

Isaal disse...

Olá, após ter lido este post lembrei-me de um cliente que me comprou a Bimby precisamente porque o filho tem alergia ao gluten e por isso tem que fazer uma alimentação específica, como os produtos são caríssimos e raros, este meu cliente comprou a Bimby para poder fazer tudo, bolachas, pão, massa, bases de pizza, os iogurtes, sumos e poder variar com um terço do valor que gastaria se não a tivesse.
Pense nisso e contacte-me, posso ajudá-la a poupar muito dinheiro e a ter uma alimentação saudável.

isaal1968@gmail.com

Ni! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ni! disse...

Isaal,
Obrigada pela dica, mas por acaso aceitei uma demonstração da Bimby lá em casa precisamente quando descobri a alergia do piolho. Estamos em fase de análise, mas naturalmente que em caso de decidirmos pela compra, irei contactar a pessoa que lá foi a casa.. :)
Só um à parte: a maioria dos iogurtes e sumos "normais" não contém gluten.