quarta-feira, 23 de junho de 2010

A saga termina aqui... para já

Finalmente tirámos a teima. O piolho é alérgico ao glúten. Não é intolerante, é mesmo alérgico. Bastaram 5ml de papa com glúten para começar a ficar cheio de urticária... :(

Agora é aprender a lidar com isto e procurar as alternativas. Educá-lo (quando fizer sentido e ele perceber) e educar os demais familiares a não lhe darem nada sem nosso consentimento. Algo me diz que vai ser mais fácil educá-lo a ele...

Às mamãs e papás e outras pessoas que nos seguem, agradeço todas as dicas sobre lojas e marcas de produtos alternativos. Para já, encontrámos estes da Schär, que se vendem por exemplo nas lojas Celeiro Dieta. Obrigada!

5 comentários:

Agridoce disse...

É como dizes, há que aprender a lidar com isso. Ainda bem que se aperceberam cedo! Provavelmente já correste a net toda, mas encontrei estes dois sites brasileiros com receitas e conselhos:

http://www.vidasemglutenealergias.com/

http://www.riosemgluten.com/index.htm

O pediatra não deu indicações? Em Portugal há a Associação Portuguesa de Celíacos, que por acaso é perto de minha casa, e talvez possam ajudar!

Força e coragem para a adaptação :)

Ni! disse...

Obrigada pela atenção!
Ser alérgico ao gluten é um pouco diferente de ser celíaco, no entanto, o "tratamento" é basicamente o mesmo: dieta com ausência de gluten. Não fui ainda à pediatra, só ontem tivémos confirmação e estamos a ser seguidos na consulta de alergologia do Hospital.
Vou dando as novidades :)

Mafalda disse...

Acredita que vai ser mesmo mais facil com ele do que com a familia, que têm a mania de: Ah, uma bolachinha tão pequenina não lhe faz mal!

:/

Nos hipermercados também existem muitos productos sem gluten, vais ver que te safas bem. A atenção vai ter de ser toda para quando estiver fora de casa ou ao cuidado de outras pessoas!

Ni! disse...

Sim, Mafalda, é isso mesmo! Ontem já encontrei algumas alternativas, pão, bolachas, biscoitos, farinhas, etc. Agora é iniciarmos todos um processo de aprendizagem e acredita que não faço dramas, há coisas bem, mas bem piores. A minha maior preocupação neste momento (e enquanto ele não se "defende") é precisamente em relação às outras pessoas, mas também me cabe a mim e ao pai ditar as regras e comandar as tropas! Não há-de ser nada.
Bjs

Agridoce disse...

Eu percebi que havia uma diferença, mas não percebi bem qual, cada site diz uma coisa... Lembrei-me deles só por poderem ajudar quanto a produtos e marcas, ou lojas, com produtos mais apropriados. Já li que já conseguiste encontrar algumas coisas, ainda bem :) Ficamos à espera de novidades!